domingo, 13 de junho de 2010

MÉXICO

Como ideia geral, pareceu-me que o México de Javier Aguirre tem uma intenção de jogo interior, de entrada da bola entre-linhas, para criação de desequilíbrios. Ao mesmo tempo, também senti que não tem jogadores na defesa com eficácia suficiente para criar uma eficiência dominadora e que possa vencer contra adversários mais fortes.


Para a concretização desta ideia, há uma grande primazia à saída em posse a partir de trás. Como elemento fundamental dessa subdinâmica, e talvez a razão para Aguirre ter esta intenção é Rafael Marquez.
No momento da recuperação da bola e em Organização Ofensiva, a intenção é sair em construção a partir de trás. Construção que pode passar por condução para atrair, no entanto, é feita com pouca eficácia. Para a concretização desta intenção Rafa Marquez recua no terreno e cria-se uma linha de três atrás, isto porque os laterais, Salcido e Aguillar projectam-se em profundidade.




Com o recuo de Marquez, no meio-campo, Giovani dos Santos procura buracos para poder receber e a partir daí criar desequilíbrios. Torrado e Juarez ajustam-se para poder receber a bola, mas sobretudo para não taparem Giovani.
No entanto, é aqui, no momento de entrada da bola, que o México sente mais dificuldades, isto porque os centrais, à excepção de Marquez, não têm qualidade de passe e de temporização para entrada da bola no interior da equipa adversária. Por exemplo, um dos centrais, Rodriguez, mais limitado em passe, quando se «atrevia» a entrar com a bola fazia-o sempre para o corredor lateral, em passe longo. Marquez, ao contrário, tem qualidade suficiente para ter variabilidade de entrada no interior e por fora, por «janelas» ou por «portas».
Isto faz com que a ideia de jogo do México seja muito suceptível de ser abalada. Sobretudo em jogos contra a França e contra o Uruguai, onde, previsivelmente, os defesas-centrais do México vão ser mais pressionados.


Em Organização Defensiva, Aguirre talvez percebendo que muitas das carências do México nas últimas grandes provas nasceu da defesa a três, a intenção passa por defender em 4x3x3, conseguindo assim mais coberturas interiores e jogadores em protecção de 2ª estação, sobretudo em cruzamentos adversários ou variações do flanco de jogo.

1 comentário:

  1. O primeiro comentário que tenho a fazer, é que a avaliação dos principios gerais do México estão bem evidenciados aí. Lembraste, inclusivé, que eu te tinha dito que o México ia jogar bem, pouco antes do Mundial. De facto, não desiludiu ninguem, obviamente dentro das limitações, apresentando ideias muito curiosas, de um treinador que parece ter encontrado, de novo, o seu lugar certo. Confesso que não me lembro do "seu" Atlético de Madrid, mas reconheço claramente boas ideias nesta equipa.
    Por exemplo, um aspecto que aprecio bastante, é que a projecção dos laterais do méxico em largura e profundidade, surge mais com uma intenção de "abrir" espaços interior, funcionando os laterais como referencias ofensivas para o adversário, o que implica que haja uma área mais larga do sector defensivo, e consequentemente mais espaço para jogar pelo centro, onde Giovanni e Vela aparecem muito bem.
    Parece-me no entanto, que a falta de velocidade no jogo do México, é o seu grande problema no momento ofensivo. Por velocidade não me refiro a desiquilíbrios de 1-1 mas sim de jogo ao 1º toque, de passe rápido. O jogo do México acelera apenas quando Giovanni ou Vela tentam a jogada individual ou quando os laterais recebem encostados a faixa e tentam o cruzamento.

    Sobre o sector defensivo, NO MOMENTO OFENSIVO, ainda que sem uma opinião muito formada porque não vi a 2ª parte do jogo com a África do Sul, onde parece que os africanos foram mais eficazes em chegar ao meio campo Mexicano, parece-me a mim que outro problema se pode prender com a incapacidade, quer do Juarez, quer do Torrado, em servirem como clara referência de equilíbrio defensivo à frente dos 3 defesas. Que te parece?

    De referir que conto ver o jogo de ontem contra a França para ver como se sairam apesar da vitória.

    JLF

    ResponderEliminar