sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A diferença entre o Plano Estratégico e os «estrategismos estrábicos» ...

Barcelona 3-0 FC Porto
Bobby Robson coloca Aloísio como defesa esquerdo. Mudou de posição sem mudar de funções, evidente pelos dois primeiros golos que o FC Porto sofre.



Barcelona 2-1 Ath Bilbao

Guardiola ajusta estrutura com aparecimento de Busquets de trás para a frente e basculação interior de Abidal, não retirando a profundidade habitual de Daniel Alves. Mantém-se a subdinâmica de saída desde trás a provocar adversário, agora sobre outras condições estruturais.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A pressa inimiga da Organização


A importância que a colocação de diferentes jogadores têm no reflectir na dinâmica da Organização Ofensiva. E diferença entre James e Cristian. James o craque das mudanças de ritmo e de velocidade, Cristian a imobilização por excesso de velocidade.

A diferença entre ter ou não ter Fernando em campo face à dificuldade maior dos centrais em sair com a bola. Fazê-lo coabitar com Guarin como interior ainda exacerba as dificuldades de saída e entrada da bola/ criar espaços e aproveitá-los. Guarin como pivô é um mal menor, alguém que ganha muitas coisas por estar longe da baliza, que atenua os seus exageros.

Quando se fala em Ruben Micael, ups! desculpem, em temporização, tem de jogar Ruben Micael. Durante mais tempo.

.